Siga-nos:

Preços da Madeira Explicados

Preços da Madeira Explicados

Os preços da madeira causam muita confusão por aí, não importa se o cliente está comprando madeira para piso, deck, forros de teto ou mesmo madeiras brutas, tudo se resume a: “Quanto vai custar?” 

A realidade é que o preço de qualquer produto de madeira depende de uma grande variedade de fatores que, como consequência, fazem os valores da madeira estarem em constante oscilação.

FATORES QUE INFLUENCIAM DIRETAMENTE NOS PREÇOS DA MADEIRA

Separamos abaixo uma lista de todas as coisas que podem afetar os preços da madeira, confira abaixo: ?Commodities

Isso quer dizer que a madeira é um recurso de grande importância mundial e o seu preço varia de acordo com a demanda mundial e disponibilidade de matéria prima. Assim, a variação cambial do Dólar é muito relevante. O dólar não só interfere diretamente no valor da madeiras, mas influencia também os gastos com combustíveis que são utilizados em toda a cadeia produtiva da madeira (extração, industrialização e distribuição).

Raridade da Madeira 

A raridade de uma espécie é um fator determinante, e isso não significa apenas espécies ameaçadas. Certas espécies crescem individualmente ou são distribuídas de forma mais espaçada na floresta, fazendo com o que o seu preço seja maior ou sofra alterações constantemente. Um exemplo claro disso é o Freijó, pois é uma madeira RARA de se encontrar na floresta.

Detalhes de Fabricação – Qualidade de Plainagem

Controle de qualidade e atributos do produto são fatores determinantes para o preço da madeira. E isso é definido pela máquina que fez a industrialização da madeira. Na indústria madeireira, as máquinas que industrializam a madeira serrada no produto final são chamadas de “Plainas”.

Existem plainas modernas e eficientes, que por serem mais novas, produzem um produto de melhor qualidade e acabamento impecável.

Mas várias indústrias ainda não se modernizaram, e ainda possuem plaina antiquadas, que produzem um produto de qualidade inferior.

Logo, a máquina usada na industrialização da madeira interfere diretamente no preço final do produto.

Mas há um benefício nisso! O trabalho final na instalação também é bem diferente nos dois casos. As peças feitas nas plainas de qualidade inferior precisarão de várias demãos de lixamento e correm riscos de soltarem uma quantidade considerável farpas. Enquanto as peças feitas na plaina superior já entregam um produto que em várias aplicações dispensam lixamento, já estando prontas para a instalação.   

Secagem da Madeira

Duas madeiras visualmente idênticas podem ter qualidades diferentes de acordo com a forma de secagem da madeira. Isto porque madeiras secas de maneira inadequada ou ainda verdes tem uma tendência maior de empenarem devido a umidade. Como estas madeiras não passaram pelo processo de secagem, elas são mais baratas que as madeiras secas. 

Qualidade da Madeira

 Da mesma tora de madeira podemos tirar duas qualidades de peças: Extra e Comercial. A parte Extra é a parte mais nobre da madeira, também conhecida como Cerne ou 1ª Qualidade. Esta parte da madeira é mais resistente por ser mais desenvolvida e menos macia, tem sua coloração mais uniforme o que faz ter um alto valor agregado. 

Já a qualidade Comercial vem com alburno parcial ou completo nas peças, não tendo nenhum padrão de proporção. Alburno é a parte mais externa e mais nova da arvore, sua densidade é menor e por isso é mais propensa ao ataque de fungos, insetos e cupins. Este tipo de qualidade também é chamado de 2ª Qualidade ou Rajada. Por ter uma durabilidade e um padrão de qualidade menor, seu preço pode chegar até a metade do valor de uma peça extra com as mesmas medidas

Tamanho do pedido 

Os preços da madeira variam dependendo de quanto você compra. Os preços no atacado são mais baixos do que no varejo, isso vai variar de um fornecedor para outro. Para ter uma ideia a diferença de esforço é muito baixa para transportar uma pequena remessa de um lote de madeira para uma grande remessa de um lote de madeira! Especialmente, quando você joga uma empilhadeira nesta formula. Sendo assim, o tamanho do pedido está diretamente ligado com o valor total. 

Existem inúmeros fatores que podem contribuir para o preço da madeira diminuir ou aumentar, sendo assim, é importante que você pesquise e converse com um fornecedor de confiança a respeito do assunto.

A Macal Madeiras é especialista em Madeiras Nativas Brasileiras. Se você tem mais dúvidas ou gostaria de saber mais sobre nossos produtos, visite o nosso site clicando aqui: www.macalmadeiras.com.br

Artigos recentes

Quero receber novidades em primeira mão!