O painel ripado tem chamado muito atenção nos últimos anos e sua popularidade cresce a cada dia. Utilizá-lo em sua decoração significa aderir um elemento diferente, que cria um ar especial no cômodo, trazendo um contraste com os demais itens.
Assim, uma de suas versões, o ripado barrote também desponta como uma excelente opção com bom custo-benefício para quem gosta da ideia de um ambiente harmônico e diferente.
O que é o ripado?
O ripado é um elemento de decoração feito em madeira. O encontramos rente às paredes, onde ele ajuda a texturizar o local além de contribuir para esconder certas áreas indesejáveis, como fiações, manchas na parede, etc.
O ripado tem outra função no cômodo, que é dar amplitude. Assim, deixa espaços pequenos com a sensação de que são maiores e acabando, com a ideia que o lugar é apertado.
Devido às suas características, podem ser utilizado em diversos ambientes, incluindo o comercial e o doméstico. Ele é muito comum em projetos de grandes prédios e escritórios, que o usam como forma de valorizar o seu espaço. Ele também pode ser utilizado na sala e nos quartos de uma casa.
E o que é o barrote?
O barrote é uma peça auxiliar, feita de madeira, usada nas construções. Mesmo com custo baixo, ele garante mais segurança à estrutura da construção, viabilizando a fixação de pisos, assoalhos e decks.
Ao utilizar esse elemento em decks e assoalhos, objetiva-se proporcionar o isolamento do chão ou do piso, além de sustentar a estrutura.
Porém, ele não fica restrito apenas à construção. É possível encontrar esse elemento em vários outros locais, como telhados e decorações, incluindo o ripado barrote.
Seu tamanho varia conforme a utilização. O telhado demanda uma versão mais fina. Já as versões maiores da peça são ideais para assoalhos. Isso varia de projeto para projeto e o responsável pela obra deve estar ciente disso.
Que madeira usar para o ripado barrote?
Por conta de seu papel na segurança de uma estrutura, a madeira com a qual os barrotes são feitos é pensada como forma de assegurar que que eles suportarão a estrutura.
Para peças de decoração, isso implica em longevidade. Afinal, um ripado barrote, por exemplo, feito com uma boa madeira, ficará conservado por anos, sem a necessidade de descartar ou substituir por conta de eventuais estragos.
Contudo, devemos ressaltar que, diferente de ripados tradicionais, o ripado barrote, ou barrote em si, são feitos com madeiras mais baratas.
Assim, as madeiras mais usadas na produção dos ripados barrotes são:
– Pinus: bastante usada não apenas na produção de barrotes, mas também vigas, mostrando ser um bom material, com um bom custo-benefício. A madeira pinus possui uma coloração clara e é bastante utilizada em projetos de decoração, ficando excelente no ripado barrote.
– Eucalipto: é usada na finalização de projetos, em especial no quesito decoração. O barrote de eucalipto possui grande durabilidade, quando bem conservado. Ademais, a madeira de eucalipto tem coloração escura, ideal para compor um ripado barrote em um ambiente mais claro.
A maior vantagem na utilização da madeira de barrotes na decoração é que elas são versáteis, harmonizam com todos os elementos e tem um custo baixo, quando comparadas a outros tipos.
Assim, o ripado barrote é a opção perfeita para quem deseja aderir uma estética única e fora do convencional , sem que isso pese no bolso.
Deseja conhecer outros tipos de madeira para o seu ripado? Entre em contato conosco: