Siga-nos:

Manutenção de Decks de Madeira & Dicas para Prolongar a Vida Útil

Manutenção de Decks de Madeira & Dicas para Prolongar a Vida Útil

Para muitos a conquista de ter um deck de madeira é um sonho realizado mas, e depois? Como fazer com que o seu sonho seja duradouro? Aqui vai algumas dicas para você ter seu deck de madeira conservado por mais tempo!

Escolha do acabamento

Escolha o verniz ou Stain mais recomendado para seu projeto. Essa escolha pode influenciar em anos a durabilidade do seu Deck. Caso seu deck tenha ou vá ter contato com sol, chuva, umidade e trafego de pessoas, faz toda a diferença utilizar uma linha própria para deck! Isto por que os produtos específicos para deck costumam ter características muito importantes como:

  • Hidro-repelentes, o que deixa o seu deck impermeável;
  • Filtro solar, para resistir a chuva,
  • Resistência a trafego de pessoas e aos famosos “trincos” no verniz.

Então quer dizer que outros tipos de vernizes são ruins? Bom…. Não é bem assim! Um verniz que vai em um forro de madeira por exemplo, não necessita de tecnologia para resistência a trafego e nem uma alta resistência mecânica o que o torna sua fabricação mais barata. Cada verniz é feito para atender um grupo de finalidades, sendo alguns mais abrangentes do que outros.

Agora que você já sabe escolher um  verniz adequado, lembre-se que ele precisar de manutenção periódica, Ao longo do tempo, o verniz sofre desgaste seja pelo clima ou pelo próprio uso cotidiano. O uso certo do verniz fara com que o período entre uma manutenção e outra seja prolongado.

Limpeza Regular

Para manter seu deck de madeira em ótimas condições, realize limpezas regulares. Varra o deck para remover sujeiras, folhas e detritos. Em seguida, lave-o com água e sabão neutro, utilizando uma escova macia para remover manchas e sujeiras mais difíceis. Isso não apenas mantém a aparência do deck, mas também evita o acúmulo de sujeira que pode causar danos a longo prazo.

Água

A umidade é uma das principais inimigas da madeira, mas calma, se você acompanha nosso blog você já deve ter feito um dos passos mais importante que é escolher uma boa madeira para o seu Deck. Certifique-se de que o deck tenha uma boa drenagem para evitar o acúmulo de água. É interessante prestar atenção em objetos que possam reter água por longos períodos de tempo, como vasos de plantas ou móveis. A água empoçada pode causar manchas e apodrecimento da madeira.

Qualidade da madeira

Madeiras de 2ª qualidade, também conhecida como rajada ou comercial tendem  ter baixa ou nenhuma resistência a umidade, fungos e insetos xilófagos! Caso você utilize uma madeira comercial é extremamente importante você envernizar todos os lados das peças, mesmo que só um dos lados fique visível. Locais úmidos e escuros são o ambiente perfeito para proliferação de mofo e insetos, além de que abaixo do deck a probabilidade de retenção de umidade é maior! Por isso a importância de envernizar cada pedaço das réguas de deck, garantindo assim a proteção da madeira contra surpresas indesejáveis.

Mão de obra especializada


Assim como o zelo de comprar a madeira compatível com seu projeto, a mão de obra especializada é vital. Um bom profissional do ramo sabe diferenciar detalhes que para leigos são irrelevantes, mas que para sua obra fara toda diferença! Alguns exemplos de detalhes que podem passar batido são: espaçamento entre um barrote e outro, processo de calafetar e envernizar, importância de deixar um espaçamento entre as peças etc…

Verificação Periódica

Inspecione o deck regularmente em busca de danos, rachaduras ou tábuas soltas. Corrija qualquer problema imediatamente para evitar que se agrave. Uma manutenção preventiva é mais eficaz do que reparos extensos posteriormente. Lembre-se de que a manutenção regular não apenas valoriza o ambiente, mas também contribui para a preservação da madeira, evitando a necessidade de substituição precoce e reduzindo os custos a longo prazo. Com essas práticas, você poderá desfrutar de um deck sempre bonito e durável por muitos anos!

FAQs

1. Qual o melhor tratamento para deck?

Vernizes ou Stains específicos para Decks de madeira. Existem variações de acabamento e manutenção, que o cliente define a partir das necessidades do seu projeto.

2. Decks de madeira valorizam o imóvel?

Escolhendo uma boa madeira e com cuidados adequados, um deck de madeira pode durar por décadas.

3. Posso instalar um deck de madeira sem verniz?

É muito comum no Estado Unidos quando o deck é feito de madeira Ipê e na qualidade Extra. Com o tempo ela oxida e fica com tom acinzentado. Mas a maioria das espécies de madeira não tem esta resistência o que reduzira significativamente sua durabilidade de décadas para anos ou até menos.

4. O deck de Madeira Macal é sustentável?

Sim. As madeiras da Macal são provenientes de manejos florestais, sendo atualmente o método mais sustentável de corte de madeira aprovado internacionalmente.

5. Deck com aparência desgastada e velha é preciso trocar?

A vantagem do deck é que ao longo dos anos ele pode ser renovado, basta lixar e aplicar uma nova demão de verniz. Recomendamos que um especialista vá ao local para averiguar se é viável ou não a restauração. Na maioria das vezes, é sim possível uma renovação.

Artigos recentes

Quero receber novidades em primeira mão!