5 melhores madeiras para escadas
Mais do que funcionais, as escadas também responsáveis por deixar os ambientes mais bonitos e aconchegantes. Nesse contexto, um modelo com degraus de madeira sai na frente na preferência do público. Além de deixar o espaço mais sofisticado, também oferece segurança e durabilidade.
Se você também admira e deseja construir sua escada usando peças de madeira, este artigo é especialmente para você. Preparamos um material especial para que possa você tirar dúvidas sobre os melhores tipos de madeira para escadas e quais as melhores soluções para um projeto encantador. Continue a leitura!
Por que optar por escadas de madeira?
Entre os revestimentos para esse tipo de estrutura, a madeira de fato é a mais segura e nobre. Se bem cuidada, ela dura muitos anos e se torna um elemento inesquecível na casa.
A qualidade do material natural, no entanto, importa muito: as escadas são locais de muita circulação e exigem um bom grau de resistência e durabilidade. Para te ajudar a fazer a escolha certa, reunimos 5 valiosas indicações de espécies, além de cuidados e dicas para caprichar no seu projeto. Aproveite!
Cumaru
Com grande crescimento na indústria brasileira, a cumaru é versátil, adaptando-se a diferentes estilos de projetos. Com uma coloração que vai do castanho claro amarelado ao castanho avermelhado, a madeira tem alta resistência e fino acabamento. Funciona bem tanto para as escadas de área interna quanto externa.
Jatobá
De fundo quente, o jatobá tem uma coloração que vai do vermelho-alaranjado ao marrom-avermelhado, garantindo aconchego para o projeto. Trata-se de uma espécie nobre e de acabamento impecável, impressionando pela beleza.
Além disso, vale destacar que a mesma possui grande resistência a cupins e fungos, oferecendo também ainda grande durabilidade.
Ipê
Além de belíssima, esta espécie é nativa do Brasil. O ipê é o campeão em resistência a insetos, nível de dureza e durabilidade. Além de deixar os ambientes internos mais sofisticados, é uma excelente escolha para escadas em áreas externas.
Vale lembrar que este tipo de árvore conta com um tom pardo-acastanhado e belos reflexos esverdeados. Com isso, as características naturais da madeira são muito destacadas.
Peroba
A peroba é marcante tom rosado, com nuances amareladas. De acabamento impecável e fácil e de ser trabalhada, é uma ótima escolha para mobiliário e também para escadas. Trata-se de uma opção com bom nível de dureza e resistência.
Garapeira
Também conhecida como grápia, essa madeira tem uma coloração amarela clara bastante peculiar. É comum que escureça levemente com o passar dos anos. Espécie nobre, a garapeira é muito indicada para projetos clean e minimalistas, já que traz leveza ao ambiente e tem um efeito delicado.
Madeira para escada: quais espécies não escolher?
Agora que já listamos 5 excelentes opções para seu projeto, vale a pena citar também as espécies de madeira que não funcionam bem para escadas. É o caso do cedrinho, do angelim e do pinus, por exemplo.
Menos resistentes, essas espécies não são boas alternativas para compor uma área de circulação suspensa.
Atenção: outra contraindicação para escadas é a pintura dos degraus. Isso porque a tinta vai se descascando com o uso, além de ocultar a beleza natural da madeira. O recomendado é usar apenas seladores e vernizes para proteger contra a ação do tempo.
Como cuidar da escada de madeira?
– É fundamental tratar a madeira para escada contra todos os tipos de pragas (cupins, fungos, carunchos, etc.). A espécie deve ter boa resistência;
– Os degraus devem ser seguros e com boa profundidade, reduzindo ao máximo o risco de acidentes. A altura e a largura devem ser adequadas, com espaço para um pé;
– Se houver crianças ou animais em casa, o corrimão é indispensável;
– Invista na manutenção e na limpeza regulares para garantir a durabilidade e a beleza da madeira.
Vantagens da escada de madeira
Para finalizar, é interessante apontar porque a madeira (de boa resistência, como já) é mesmo o material mais recomendado para um belo projeto de escadaria. Veja:
– Trata-se de um material nobre, que se torna um elemento de decoração marcante nos mais diversos estilos;
– Escadas de madeira são altamente duráveis e se mantêm bonitas ao longo do tempo com a correta limpeza e manutenção;
– È versátil, já que a escada de madeira pode ser pensada em diferentes estilos e modelos;
– Promove conforto térmico para o ambiente;
– Apresenta resistência à circulação de pessoas, garantindo estabilidade para movimentos de torção, tração, compressão e cisalhamento.
E aí, gostou das dicas? Na Macal Madeiras, primamos pela boa procedência e pela qualidade deste material tão nobre. Conte conosco no fornecimento das melhores espécies de madeira para o seu projeto de escada.
Tem mais dúvidas sobre madeira?
A Macal tem uma equipe completa de especialistas disposta a ajudar no seu projeto!
(31) 3225 2530 – Loja Física
(31) 9 9434 0777 – Whatsapp