Como Fazer um Forro de Madeira: principais passos

Como Fazer um Forro de Madeira: principais passos


Os forros de madeira são uma excelente escolha para quem deseja adicionar beleza e aconchego aos ambientes residenciais ou comerciais. Além de serem esteticamente agradáveis, os forros de madeira oferecem durabilidade e valorização do imóvel. Neste guia, vamos explorar passo a passo como você pode fazer um forro de madeira!

Escolha do Material

Comece escolhendo o tipo de madeira que melhor se adequa ao seu projeto. Para forros de alta qualidade, recomendamos Ipê, Cumaru, Garapa ou Peroba Mica para áreas internas e externas. Tauari, Angelim, Cedro somente para áreas internas. Essas madeiras não apenas proporcionam um visual sofisticado, mas também são conhecidas por sua resistência e durabilidade. Confira nossa seleção completa de produtos!

Medição e Preparação

Meça cuidadosamente o espaço onde o forro será instalado. Certifique-se de calcular a quantidade de material necessária, considerando também eventuais cortes e ajustes. Caso você não tenha ideia do quanto você precisara de levar a mais, ou tenha dificuldade para fazer esse cálculo, a quantidade recomendada geralmente é de 10% sobre a metragem calculada para cobrir a área onde será colocado o forro! Isso vale para produtos de alta qualidade, já produtos de média ou de baixa qualidade a recomendação é de 15% a mais de material.

Instalação

Prepare o ambiente removendo qualquer tipo de revestimento anterior. Em seguida, fixe as réguas de madeira no sentido oposto ao da iluminação natural, o que garantirá um efeito visual mais uniforme. Para garantir um resultado perfeito, recomendamos utilizar os serviços de um profissional ou seguir nossas orientações detalhadas disponíveis em nosso blog em “Dicas de Instalação – Macal Madeiras.

Acabamento


Após a instalação, faça o acabamento com verniz ou selador para proteger a madeira contra umidade e garantir sua longevidade. Escolha produtos de qualidade para manter a beleza do seu forro de madeira por muitos anos.

Manutenção

Gostou dessas dicas? Visite nosso Canal no youtube para mais informações e inspirações sobre como utilizar a madeira em seus projetos de decoração e construção.

Para manter o forro sempre bonito, limpe-o regularmente com pano úmido e evite o uso de produtos químicos abrasivos. Inspeções periódicas ajudam a identificar e corrigir pequenos problemas antes que se tornem grandes!

Ao seguir esses passos simples, você poderá transformar seu espaço com um forro de madeira que não apenas melhora a estética, mas também adiciona valor ao seu ambiente.

FAQS

1. Quais são os benefícios de usar forro de Ipê para meu ambiente?

O Ipê é conhecido por sua resistência e beleza natural, proporcionando um visual sofisticado e durabilidade excepcional para o seu forro.

2. Qual é a melhor alternativa para quem busca um forro econômico?

Se você procura uma opção mais acessível, recomendamos considerar os forros de Angelim, ou Cedro. Ambos oferecem um bom equilíbrio entre preço e qualidade para projetos de construção e reforma em ambientes internos. Uma outra opção é procurar por lotes que tenham peças mais curtas que o tradicional, desse forma você consegue manter a qualidade de um forro de alto padrão com um preço muito mais acessível.

3. O que eu devo levar em consideração a um forro de qualidade comercial?

Os forros de qualidade comercial também chamados de rajados são madeiras menos resistentes em comparação as extras que são de 1ª qualidade. Eles são materiais mais baratos porem necessitam de manutenção com intervalos menores. Evite de instalalos em lugares úmidos ou que fiquem expostos a sol e chuva! O tratamento da madeira juntamente com um bom verniz aplicado em todas as faces da peça é o que fara o forro ter um bom desempenho em termos de longevidade e resistência.

4. A Macal Faz entrega?

-Sim. Fazemos entrega em todo Brasil, faça sua cotação com um dos nossos especialistas pelo WhatsApp ou pelo telefone: 0800 606 8143

5. Forros de Pinus são indicados para quais tipos de ambientes?

O Pinus é uma opção acessível e versátil, ideal para ambientes internos que não estejam sujeitos a muita umidade ou insetos, como salas e quartos. Lembrando que o que vai fazer o pinus durar ou não é o zelo ao armazenar antes da instalação, a aplicação de um bom verniz (tanto na face visível quanto na que irá ficar contra o teto, parede etc.) com manutenção periódica.

Falta pouco!
Preencha seus dados e vá direto para o nosso WhatsApp. Estamos te esperando lá!