Siga-nos:

Deck de Madeira: Ipê vs. Jatobá

Deck de Madeira: Ipê vs. Jatobá

Veja como o deck de Jatobá pode ser comparado ao deck de Ipê:

Aviso Importante!
Todo esse texto foi escrito considerando tanto o Ipê quanto o Jatobá em suas qualidades EXTRAS, aquela madeira que é retirada do cerne da tora de madeira !

O deck feito com a madeira Ipê na sua qualidade extra, é considerado o melhor deck de madeira do mundo! E isso se deve à sua firmeza e durabilidade, mas esses não são os únicos pontos a serem considerados. 

Quando vemos o Jatobá, podemos perceber que é uma madeira de qualidade, bastante densa e dura. Sendo assim, como o Jatobá se compara ao Ipê, e por que alguém deveria escolher Jatobá ou Ipê? Vamos falar sobre isso agora!

  • 1 – Dureza 

Essa característica é importante por razões óbvias, já que seu deck estará recebendo muito tráfego de pessoas e animais em seu churrasco de férias, por exemplo. 

A dureza de uma espécie de madeira é determinada pelo teste de Janka, quando uma esfera de aço de aproximadamente 13 mm de diâmetro é pressionada contra uma placa de madeira daquela espécie até atingir a profundidade de 6mm.

A classificação que você vê listada nas tabelas de madeira é a medida da força necessária.

Dureza do Ipê: 1.672 KgF

Dureza do Jatobá: 1.074 KgF

  • 2 – Rigidez

Quando se trata de decks de madeira, é fundamental que

as tábuas não flexionem sob os pés de quem caminha sobre ele.

Este é um grande problema quando se trata de decidir o espaçamento

para a estrutura por baixo do deck. A menos que a sensação de salto

da lua seja o que você procura com seu deck, uma prancha

rígida é um requisito.

Rigidez do Ipê: 3.129

Rigidez do Jatobá: 2.745

  • 3 – Densidade

Vamos começar já analisando a densidade dos dos dois tipos de madeira:    

Ipê: 1.100 Kg / m3

Jatobá: 950 kg / m3

A densidade é mais um sinal importante que aponta para a durabilidade

da madeira: quanto mais densa, maior a sua durabilidade.

Porém isso é importante saber para o cálculo do do peso da edificação.

O ponto a considerar é o peso durante a construção. Se você estiver enviando o material, o custo do frete pode aumentar e, embora haja apenas 150 kilos de diferença entre Ipê e Jatobá, imagine a diferença que isso pode gerar em um deck de 500 metros quadrados.

Se o projeto do seu deck estiver em uma situação difícil ou não acessível por caminhão de entrega, reconheça que você terá que mover todo esse peso manualmente. Assim, o Jatobá vence esse duelo e provavelmente vai te economizar algum dinheiro no frete.

4 – Estabilidade 

O ipê é frequentemente apontado como uma espécie muito estável e, quando você olha para os números, a proporção do movimento tangencial para o radial é de 1,1 em comparação com o Jatobá de 1,9. Em outras palavras, o ipê é quase isotrópico e se move igualmente em todas as direções, enquanto no jatobá, algumas peças podem empenar.

Agora que você conheceu mais um pouco sobre as madeiras Ipê e Jatobá, já sabe qual escolher para utilizar no seu deck? 

Ambas são madeiras nativas brasileiras, de altíssima duração e dureza. Se a demanda for para algum uso interno, por exemplo, as duas espécies atendem perfeitamente, e você poderá escolher a partir da cor que te agrade mais.

Não deixe de acompanhar a Macal Madeiras através do nosso Instagram, postamos diversos conteúdos diariamente por lá também. 

https://www.mcilvain.com/news/color-matching-lumber/

Artigos recentes

Quero receber novidades em primeira mão!