Utilizar móveis de madeira para decorar e mobiliar casas é bastante comum, no mundo inteiro, por muitos motivos. Além de servir para construção de peças profundamente belas, a madeira é um material extremamente resistente, com grande durabilidade.
Graças às riquezas da natureza, existe uma infinidade de tipos de madeira que resultam na construção de móveis e peças de diferentes formas, estilos, resistência e tonalidades. Ou seja, graças a esta variedade, é possível encontrar peças de madeira para todos os gostos, utilidades e ambientes.
De acordo com uma análise preliminar do BNDES sobre o setor de móveis, a madeira é, de longe, o material mais utilizado no Brasil para mobília e decoração. Está vendo que não é só você que admira peças feitas com madeira?
Entretanto, para mobiliar ou decorar sua casa usando estas peças, de forma harmônica, é importante combinar os tons para agregar beleza, estilo e personalidade ao design do seu lar.
Nesse artigo, falaremos um pouco sobre os 4 principais tons de madeira e como eles podem ser utilizados. Continue a leitura e fique por dentro.
Conheça os 4 principais tons de madeira
De acordo com especialistas, podemos classificar as cores de madeira para móveis em 4 tonalidades principais: peças claras, médias, escuras e avermelhadas. Porém, estas cores podem variar dentro de uma mesma espécie de árvore, por conta de detalhes como o solo, sistema usado na irrigação ou, até mesmo, o clima.
Um exemplo deste caso é o cedro, que, dificilmente, terá uma espécie idêntica a outra, assim como a itaúba. Por isso, é necessário que os próprios construtores e moradores definem qual o tom mais adequado para um tipo de móvel ou decoração.
Madeira de tom claro
Em decorações, as tendências mais poderosas são o “clean” e o “minimalismo”, que deixam o ambiente harmônico e, ao mesmo tempo, leve. Neste caso, as madeiras de tom claro são excelentes opções.
Em ambientes assim, é possível apostar tanto no uso de móveis de madeira de tom claro, quanto em adereços e revestimentos. As principais espécies de árvores usadas na produção de peças com tonalidade clara são pinus, eucalipto, itaúba e cerejeira.
Madeira de tom médio
Vista como uma opção mais tradicional, a tonalidade média facilita bastante a composição dos mais distintos estilos de decoração, do mais clássico ao mais moderno. Esta tonalidade pode ser encontrada em peças lindas, que transmitem conforto e solidez. É uma boa alternativa para quem está inseguro em relação às escolhas de decoração. O tom médio pode ser encontrado em peças de madeiras originadas da imbuia e do cedro, por exemplo.
Madeira de tom escuro
Agora, se você está lendo este artigo e pensando em algo mais sofisticado, marcante e elegante, certamente as madeiras de tonalidade escura te deixarão mais satisfeito. Entretanto, uma dica importante para a escolha deste tipo de peça é estar atento à composição dos móveis e aos detalhes do ambiente em geral para que o mesmo não fique sobrecarregado.
Para evitar que o design fique “pesado”, normalmente, as peças de tonalidade escura são usadas em pontos e móveis estratégicos, como em guarda–roupas, por exemplo, uma mesa, janelas, etc. Cumaru, carvalho e ipê são algumas das árvores que nos presenteiam com esta tonalidade de madeira.
Madeira de tom avermelhado
O tom avermelhado é outra opção que destaca a decoração de forma elegante e sofisticada, principalmente nos casos em que as peças avermelhadas são combinadas com itens de tonalidade escura. Essa cor pode ser encontrada em espécies como peroba, angelim, pau-ferro e mogno.
E aí? Com essas informações, teve alguma ideia para o seu projeto ou decoração?
Entre em contato conosco para entender melhor sobre o tipo de madeira ideal para sua necessidade.
Tem mais dúvidas sobre madeira?
A Macal tem uma equipe completa de especialistas disposta a ajudar no seu projeto!