Desde os tempos antigos, a madeira se consolidou como uma das matérias-primas mais usadas na construção de casas e móveis. Além de toda a durabilidade e segurança que a madeira proporciona, existe uma infinidade de espécies extremamente belas, cada uma com sua característica.
Dentro dessa grande diversidade de madeiras, é possível encontrar peças para todos os gostos, seja com tons claros, médios, avermelhados ou escuros. Nesse contexto, optar por móveis de madeira na hora de mobiliar e decorar uma casa pode dar um toque aconchegante e nobre ao projeto.
A verdade é que móveis de madeira, assim como outras peças, como assoalhos, revestimentos e decks, são diferenciais para qualquer ambiente. É difícil encontrar quem não goste, não é mesmo?
Entretanto, muitas pessoas acabam ficando indecisas na hora de comprar madeiras para móveis, afinal, escolher a espécie ideal é fundamental para garantir uma boa harmonia entre produto e ambiente.
Não sabe qual madeira escolher? Não se preocupe: criamos este conteúdo especialmente para que você pudesse entender mais sobre os tipos de madeira para móveis e como fazer a melhor escolha. Aproveite e continue a leitura.
Melhores madeiras para móveis
Existem algumas espécies de madeiras que são mais recomendáveis para produção de móveis. Essa definição vai além do aspecto visual, como tonalidade e design. É preciso avaliar, por exemplo, se características, como resistência, densidade e porosidade de determinado tipo de madeira, são ideais para o móvel que se deseja construir.
Um exemplo comum nessa situação é a produção de cadeiras. Nesse caso, o mais adequado seria investir em um material de densidade média, visto que, assim, a cadeira não ficará nem fraca e nem pesada.
Ainda assim existem outros fatores que podem ser considerados, como:
– Resistência ao ataque de fungos e pragas, e para não empenar ou rachar com facilidade;
– Durabilidade;
– Maleabilidade;
– Facilidade para lixar; entre outros.
Vale lembrar que esses pontos devem ser observados de acordo com o que se espera do móvel a ser construído. Afinal, cada projeto envolve suas necessidades.
Bônus: criamos um artigo especialmente para recomendar alguns tipos de madeiras para móveis. Clique aqui e confira a lista.
O que fazer para acertar na escolha da madeira?
Como explicamos anteriormente, existem diferentes tipos de madeira. Por isso, é bem provável que você encontre diversas opções para a execução do seu projeto. Aqui, separamos algumas dicas que podem ajudar na hora de escolher a madeira. Veja:
Observe se a madeira é certificada
Antes de qualquer coisa, na hora de comprar uma peça de madeira é sempre importante observar se a madeireira é certificada. Neste caso, você pode verificar se o material possui a certificação DOF (Documento de Origem Florestal), emitido pelo IBAMA.
Esse documento atesta que a extração da madeira seguiu todas as normas relacionadas ao manejo florestal, que é essencial para a proteção do meio ambiente. Ao fazer isso, você também dará um passo importante para garantir que o produto adquirido seja de qualidade.
Cuidado com o acabamento
Comprar em uma madeireira que garanta que as peças não estejam empenadas ou com rachaduras fará toda a diferença. Assim, você não precisará ficar tão preocupado com a situação do acabamento da peça.
As madeiras vendidas pela Macal oferecem a melhor qualidade e acabamento. Isso te permite verificar qual peça garantirá o melhor visual ao projeto. Afinal de contas, não tem nada melhor do que investir em um produto que corresponda às nossas expectativas, não é mesmo?.
Se informe sobre os cuidados com a manutenção
Cada espécie de madeira exige um cuidado específico para que permaneça em seu mais belo estado. Madeiras maciças, por exemplo, precisam de uma manutenção diferente de madeiras como MDF e MDP.
Tem mais dúvidas sobre madeira?
A Macal tem uma equipe completa de especialistas disposta a ajudar no seu projeto!